Escola Secundária Sá da Bandeira realiza o XVI Encontro Internacional de Jovens Cientistas das escolas Associadas da UNESCO - Notícias - Santarém

Santarém

Notícias

Escola Secundária Sá da Bandeira realiza o XVI Encontro Internacional de Jovens Cientistas das escolas Associadas da UNESCO

Escola Secundária Sá da Bandeira realiza o XVI Encontro Internacional de Jovens Cientistas das escolas Associadas da UNESCO

09/01/2014

Teve início, dia 8 de janeiro, o XVI Encontro Internacional de Jovens Cientistas das escolas associadas da UNESCO, na Escola Secundária de Sá da Bandeira, que este ano comemora os 20 anos enquanto escola associada.

A Sessão de abertura contou com a presença de Fátima Claudino, em representação a Comissão Nacional da UNESCO, de Inês Barroso, Vereadora da Câmara Municipal de Santarém, e de José Braz Barrão como coordenador do Grupo das Escolas Associadas da UNESCO da Escola Secundária Sá da Bandeira.

Inês Barroso, Vereadora com o pelouro da Educação na Câmara de Santarém enalteceu a realização destes encontros “pela vitalidade e pela dinâmica que imprimem nos jovens do Concelho, e pelo potenciar da formação integral dos mesmos para o mundo do Séc. XXI”.

Esta iniciativa reúne alunos de escolas de Alemanha, Espanha e Estados Unidos da América os quais irão debater e trabalhar o tema deste encontro “Alimentar o Mundo Respeitando a Terra”. A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2014 Ano Internacional da Agricultura Familiar, que é o mote para os trabalhos destes jovens durante estes dias. A Agricultura Familiar é uma forma de garantir a produção agrícola e silvícola, assim como a pesca, o pastoreio e a agricultura, gerida e dirigida por uma família que na sua maior parte depende da mão de obra familiar não assalariada, tanto de mulheres como de homens. A família e a exploração estão vinculadas, co evoluem e combinam funções económicas, ambientais, reprodutivas, sociais e culturais.

O XVI Encontro internacional de Jovens Cientistas, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Santarém, vai decorrer até dia 10 de Janeiro. Um programa recheado com workshops, comunicações, não esquecendo a parte cultural, pois neste primeiro dia será apresentado um Sarau promovido pelo Conservatório de Música de Santarém. No último dia está prevista uma visita de estudo ao Instituto Superior de Agronomia e ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência em Lisboa.


Fonte: Santarém
Voltar