Susana Pita Soares inicia périplo pelas Instituições de Solidariedade Social do Concelho - Notícias - Santarém

Santarém

Notícias

Susana Pita Soares inicia périplo pelas Instituições de Solidariedade Social do Concelho

Susana Pita Soares inicia périplo pelas Instituições de Solidariedade Social do Concelho

12/11/2013

A vereadora da Câmara Municipal de Santarém, Susana Pita Soares com o pelouro da Ação Social iniciou um périplo pelas instituições de solidariedade social do concelho de Santarém.

A primeira visita foi à Santa Casa da Misericórdia de Santarém e teve lugar ontem, dia 11 de novembro, com o objetivo da autarca se inteirar do funcionamento da instituição, dos seus projetos e, das suas dificuldades, com vista a gerar maiores sinergias entre os parceiros sociais do concelho e o Município de Santarém.

Recebida pelo provedor, Mário Rebelo, e outros membros da direção, Susana Pita Soares ficou a conhecer a fundo os projetos nas áreas sociais e saúde da Santa Casa da Misericórdia de Santarém que conta com cerca de 230 trabalhadores e 40 voluntários.

Esta instituição com mais de quinhentos anos de vida atualmente serve quase 3200 refeições por mês no que diz respeito à Cantina Social. Um número que tem vindo a aumentar de mês para mês face à conjuntura atual do país.

Aliás, Santarém é o distrito com o maior número de cantinas sociais (115), logo seguido de Lisboa (111) e Portalegre (69).

A Santa Casa da Misericórdia é dividida em três grandes áreas: “Infância e Juventude”, “Anciania” e “Comunidade e Família”. Cada uma das áreas tem as seguintes respostas sociais: No que concerne à Infância e Juventude: Creche/Pré-Escolar - "Os Amiguinhos", Centro de Acolhimento Temporário para Crianças em Risco - "1º Passo", Centro de Atividades de Tempos Livres - Quinta do Boial e o Lar dos Rapazes.

Relativamente à Anciania: Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Apoio Domiciliário Integrado, Lar de Idosos (31 idosos), Residência de Idosos (Lar de Grandes Dependentes), Centro de Acolhimento Temporário a Idosos e a Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração "Hospital de Jesus Cristo".

Quanto à Comunidade e Família: Centro de Atendimento e Acolhimento Social - "Novo Rumo", Equipa Multidisciplinar de Rendimento Social de Inserção, Cantina Social, Banco de Ajudas Técnicas, Banco de Roupas e Equipamentos, Gabinete Técnico de Atendimento/Orientação com psicólogos, Ginásio com fisioterapeutas, Serviço de Balneário e Lavandaria, onde são lavados por dia quase 800 quilos de roupa e o Serviço de Voluntariado Social.

Depois da Santa Casa da Misericórdia de Santarém seguem-se visitas à Fundação Luísa Andaluz, Lar Santo António da Cidade de Santarém e Interparoquial (dia 13 de novembro); Creche do Verdelho, Centro Social de Santa Marta de Alcanhões, Centro Bem Estar Vale Figueira e Centro de Solidariedade Social Nossa Sra. da Luz da Póvoa de Santarém (15 de novembro).


Fonte: Santarém
Voltar